O Laboratório de Microbiologia Ambiental e do Pescado (LAMAP) parabeniza os novos Cientistas Ambientais e deseja sorte nessa nova caminhada que se inicia!
Defesas de Monografias 2020.1 – Ciências Ambientais
Data da publicação: 26 de maio de 2021 Categoria: Ciências AmbientaisNo semestre de 2020.1 houve cinco defesas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Ciências Ambientais.
Cinco integrantes do LAMAP concluíram o curso de Bacharelado em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Ceará com orientação da Profa. Dra. Oscarina Viana de Sousa, tendo seus TCCs defendidos e aprovados pela banca avaliadora.
Adson Pinheiro Queiroz Viana defendeu a monografia intitulada “Prospecção de bactérias biodespigmentadoras em argilas: alternativa biotecnológica para recuperação da tradição dos desenhos ornamentais em cerâmica artesanal da comunidade de Moita Redonda em Cascavel/CE“.
O trabalho, que faz parte da linha de Pesquisa “Prospecção de microrganismos com potencial biotecnológico” teve como objetivo propor uma tecnologia socioambiental por meio da seleção de microrganismos capazes de solubilizar metais ferrosos que compõem a argila vermelha (toá vermelho) e solucionar uma das demandas da comunidade de Moita Redonda: a escassez da argila branca (toá branco), utilizada para realizar grafismos característicos nas peças artesanais de barro.
Ana Paula Alves Martins defendeu a monografia intitulada “Microbioma urbano: microganismos aerofilizados em terminais de integração de ônibus da cidade de Fortaleza“.
O trabalho, que faz parte da linha de pesquisa “Monitoramento da qualidade microbiológica ambiental“, teve como objetivo analisar a diversidade da aeromicrobiota em três terminais de integração de ônibus na cidade de Fortaleza-CE. Por meio da realização de coletas, foi possível quantificar e isolar bactérias e fungos, além de caracterizar fenotipicamente as estirpes bacterianas e identificar os principais gêneros fúngicos das amostras coletadas.
Evelyne Alves Barbosa defendeu a monografia intitulada “Avaliação da qualidade microbiológica do ar em uma academia de ginástica em Fortaleza-CE”.
O trabalho, que faz parte da linha de pesquisa “Monitoramento da qualidade microbiológica ambiental“ do LAMAP, teve como objetivo analisar a diversidade de bactérias e fungos presentes no ar do ambiente interno de uso comum em uma academia de ginástica e avaliar sua qualidade microbiológica com base em parâmetros adotados na legislação em vigor.
João Pedro Nascimento de Sousa defendeu a monografia intitulada “Estudo bibliográfico e bibliométrico sobre o uso de bactérias endofíticas como indutoras do crescimento de plantas nativas da Caatinga“.
O trabalho, que faz parte da linha de pesquisa “Prospecção de microrganismos com potencial biotecnológico”, teve como objetivo analisar na literatura o potencial biotecnológico de aplicação das bactérias endofíticas promotoras do crescimento vegetal na recuperação de áreas degradas no bioma da caatinga.
Yasmin Girão Ferreira defendeu a monografia intitulada “Estudo e prospecção de bactérias anammox para aplicação em tratamento de efluentes de aquicultura“.
O trabalho, que faz parte na linha de pesquisa “Prospecção de microrganismos com potencial biotecnológico”, teve como objetivo realizar prospecção e isolamento de bactérias aerotolerantes com atividade anammox em ecossistema aquático continental (EAC), visando a melhoraria da qualidade do efluente de cultivo de organismos aquáticos através da redução do nitrogênio amoniacal total.